Realidade Virtual
A Realidade Virtual ou Gameterapia, como é conhecida, é uma ferramenta terapêutica que oferece uma série de vantagens em relação aos métodos convencionais, trazendo um feedback visual, auditivo e cinestésico através da interação do paciente com o ambiente virtual, tornando a atividade mais lúdica e empolgante, facilitando assim a adesão ao tratamento.
Utilizamos o Nintendo Wii com jogos interativos, nos quais trabalhamos o equilíbrio, a mobilidade e a cognição dos pacientes, tratando-o como um todo.
Caminhada Nórdica
Conhecida como uma modalidade de treinamento esportivo voltada para esquiadores na Europa, a Caminhada Nórdica tem sido utilizada atualmente na prevenção e controle de diversas patologias e principalmente na reabilitação da marcha de pacientes com doenças crônico degenerativas, como o Parkinson, obtendo excelentes resultados.
A técnica dessa caminhada envolve a utilização de dois bastões, que faz com que o paciente coordene os braços e as pernas simultaneamente, exigindo a atenção, o planejamento dos movimentos e o balanço dos membros superiores, além de melhorar a velocidade da marcha e a cadência, aumentando assim a segurança dos pacientes ao andar.
Tapete do Movimento
O Tapete do Movimento é um recurso que está sendo muito utilizado na reabilitação neurológica pediátrica e geriátrica, ajudando também na prevenção de quedas em idosos.
Trabalha habilidades importantes como cognição, coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, dupla tarefa, concentração e agilidade.
Treino Locomotor com Pistas Visuais e Auditivas
Através de cores e outros marcadores visuais e auditivos, o paciente é desafiado a planejar o movimento, trabalhando o equilíbrio dinâmico, a marcha, a estabilidade postural e principalmente as funções executivas, que são responsáveis pelo raciocínio, planejamento e execução das tarefas.
Treino de Dupla Tarefa
Diariamente realizamos duas atividades ao mesmo tempo e nem percebemos, como por exemplo, andar e falar ao celular, conversar enquanto caminhamos, entre outras.
Os idosos costumam apresentar dificuldade na realização dessas atividades devido à perda gradual da capacidade motora decorrente do envelhecimento ou de patologias neurológicas, resultando muitas vezes em quedas e se tornando dependentes nas atividades cotidianas.
Nesse tratamento, o paciente é colocado em diversas situações em que precisa realizar duas atividades simultaneamente, tanto cognitivas quanto motoras, tornando-o cada vez mais independente.
Intervenção Precoce
A Intervenção Precoce é um conjunto de experiências sensório-motoras, que contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social de crianças de 0 a 3 anos. O tratamento também é preventivo, evitando o surgimento de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor que ocorrem normalmente em bebês prematuros.
Nessa intervenção, são trabalhados todos os marcos do desenvolvimento motor adequados à idade de cada criança, posicionamento corporal, estimulação sensório-motora, entre outras.
Psicomotricidade
A psicomotricidade consiste no desenvolvimento motor integral da criança, considerando aspectos emocionais e cognitivos. Visa ganhos na locomoção e manipulação de objetos, aprimorando aquisições futuras de habilidades importantes no dia a dia, como andar, vestir-se, socializar-se, entre outras.
São realizados exercícios de coordenação motora global, coordenação motora fina, lateralidade, esquema corporal, organização espaço-temporal, entre outros.